Cárie na infância

by Clínica Implantomed, 16/11/2012

Durante a fase do uso da mamadeira é preciso de cuidados para que não apareça um visitante indesejável: a cárie de mamadeira. Este problema pode destruir os dentes do seu bebê, então é melhor que seja evitado.

Qual a causa da doença cárie na infância?

• Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira pode ser uma causa. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cárie. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar.

• Amamentação prolongada na mãe ou permitir que seu bebê adormeça enquanto se alimenta e mesmo permitir que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira, são outras causas.

Quer saber como adormecer sua criança sem o uso da mamadeira? Siga cinco dicas para tentar:

• Deixe sua criança levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de “segurança” para a cama.

• Segure ou balance sua criança.

• Faça uma massagem nas costas da sua criança para ajudá-la a relaxar.

• Leia ou conte uma história para a sua criança.

Quais são os efeitos da cárie na infância?

• Perda de dentes;

• Problemas de fala (Nos casos mais graves, os dentes de leite anteriores dos bebês podem ser acometidos pela cárie dentária, podem perder quase toda a coroa dental, e isso poderia prejudicar a fala da criança, uma vez que nessa fase ela está aprendendo essa função, e alguns fonemas são realizados com o auxílio desses dentes);

• Dentes permanentes tortos;

• Dor muito forte;

• Baixa auto-estima;

• Cárie.

Seis modos para evitar a cárie na infância:

• Habitue-se a colocar seu bebê na cama sem uma mamadeira.

• Nunca coloque seu bebê na cama com uma mamadeira contendo na fórmula, leite, suco, água com açúcar ou refrigerante. Se seu bebê precisar tomar uma mamadeira para adormecer, encha-a com água.

• Não permita que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.

• Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio, com um pedaço de gaze, ou com uma escova para bebês. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes.

• Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade. Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano.

• Pergunte ao seu médico ou dentista para ter certeza que sua criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor.