Como é a cirurgia dentária de extração do siso

by Clínica Implantomed, 15/07/2014

O que é?

A extração do siso é uma cirurgia para a retirada dos dentes terceiros molares, conhecidos também como dentes do siso ou dentes do juízo. A cirurgia de extração do siso pode ser feita quando os dentes já nasceram ou mesmo para dentes que não vão nascer – é o chamado dente do siso incluso.

Indicações

A extração do siso deve ser feita apenas quando os dentes do siso não nasceram adequadamente na boca. Caso o dente esteja presente na boca e não comprometa a arcada dentária, ele funciona como os demais dentes do fundo, na fase final da mastigação, e não precisa ser retirado. A indicação de extração do siso se relaciona a:

• Incapacidade de higiene adequada dos dentes do siso por falta de acesso com as escovas
  • Pressão ou empurramento nos dentes vizinhos que gere riscos de traumas e/ou perdas do alinhamento dos dentes
  • Alterações na normalidade da mordida e da fala motivadas pela presença dos sisos
  • Dentes inclusos: que não conseguem “nascer” pela falta de espaço ou má posição dentro dos maxilares
  • Sisos tomados por infecção recorrente, como cárie ou doença periodontal de tratamento complicado
  • Sisos em contato com a raiz dos segundos molares, podendo gerar dor e necessidade de tratamento de canal no futuro
  • Caso os sisos estejam gerando dor em outras partes da face, como mandíbula e ouvidos, já tendo sido investigadas outras possíveis causas para as dores.

Cuidados após a cirurgia

• Deve ser feita uma dieta líquida nos primeiros três dias, evitando comer alimentos quentes. Nos quatro dias seguintes, é recomendada uma dieta pastosa, evitando nos quatros consumir alimentos granulosos, duros ou consistentes. Isso ajuda a diminuir o inchaço e o sangramento, reduzindo o risco de infecções. É importante que tanto a dieta líquida quanto a pastosa sejam nutritivas, mantendo o sistema imunológico fortalecido
  • Tome as medicações corretamente. Podem ser usados analgésicos leves, moderados ou fortes, sedativos, anti-inflamatórios esteroides ou não esteroides e antibióticos. O tempo de medicação deve ser estabelecido pelo profissional, mas no geral são três dias para medicação analgésica e de cinco a 15 dias para os antimicrobianos
  • Evite fazer bochechos ou cuspir nas primeiras 24 horas após a extração do siso, bem como fazer movimentos de sucção
  • Escove os dentes de forma mais suave que o habitual e evite os dentes vizinhos dos sisos extraídos durante as primeiras 24 horas. No segundo dia, retome a escovação suave dos seus dentes. Não use enxaguantes bucais comerciais, a não ser que tenham sido prescritos pelo médico
  • Não fume pelo menos nos primeiros sete dias. O cigarro contém substâncias tóxicas que penetram na mucosa da boca e podem infeccionar a cicatriz
  • Não ingira bebidas alcoólicas. Elas podem interagir com a medicação e causar efeitos colaterais
  • Sete dias após a extração o paciente deve retornar ao consultório para remover os pontos. Deixar pontos na boca além do previsto pelo dentista pode resultar na retenção de alimentos, bactérias e impurezas que dificultam a cicatrização, arriscando a saúde dos dentes vizinhos e de todo o restante da boca, podendo chegar ao ponto de causar infecção e feridas na região. Os pontos só podem ficar na boca quando eles são do tipo reabsorvíeis, não sendo necessária a visita médica para remoção.

Perguntas frequentes

Eu posso tirar os quatro dentes do siso de uma vez?
Sim, tudo depende das condições de cada paciente e da dificuldade prevista na cirurgia, que devem ser avaliadas pelo profissional. Normalmente são feitas duas cirurgias, uma para cada lado da boca, de forma a preservar um lado para mastigação. A retirada dos quatro molares de uma vez é vantajosa porque é um tempo cirúrgico só, exigindo apenas uma recuperação. Mas também pode ser feita a extração de um siso por vez, ou então de três sisos e depois um – essa não é uma ciência exata, e depende exclusivamente da disposição e condição do paciente, bem como da indicação médica. Além disso, a extração de um dente não influencia necessariamente na retirada de todos os outros ? ou seja, a pessoa pode tirar apenas um ou dois dentes e não retirar os outros. Caso seja feita mais de uma cirurgia, é indicado um período entre uma semana e 30 dias entre uma extração e outra, para que o paciente se recupere adequadamente.

Tem alguma indicação especial para pessoas que usam aparelho ortodôntico?
A pessoa que usa aparelho dental pode fazer a extração do siso normalmente. No geral, paciente que usam aparelhos ortodônticos tem indicação para extração dos sisos, pois o nascimento desses dentes pode contribuir para entortar a arcada dentária após a remoção do aparelho. As extrações de sisos por quem usa aparelho devem ser planejadas, de forma a ajudar na escolha do melhor momento de extração para cada caso de cada paciente que, de fato, precisará desse tratamento.

banners_pagina_ortodontia_1078x300px3

Uma pessoa pode nascer sem os dentes do siso?
Muita gente nasce sem, e não há qualquer problema. Assim como algumas pessoas podem ter o dente do siso, mas isso não quer dizer que ele vá nascer. Para que ocorra sua erupção, é necessário que haja estimulação desde a infância, como a mastigação de alimentos que estimulem o uso do dente.

Conheça as categorias de aparelhos ortodônticos da  Clínica Odontológica Implantomed

Os elásticos intra-orais servem para aperfeiçoar e acelerar seu tratamento ortodôntico. Eles ajustam a mordida melhorando o encaixe dos dentes, mas também podem ser usados para ancoragem (servir de apoio para tracionar dentes) ou para fechamento de mordida aberta (falta de encaixe entre as arcadas dentárias).

A IMPLANTOMED ORTODONTIA é uma das áreas de especialidade da Clínica Implantomed, focada na seleção de aparelhos ortodônticos de auta-performance e uso de técnicas avançadas para a correção, alinhamento, ajustes oclusal e melhoria da capacidade mastigatória.

Cada categoria de aparelhos apresentados possui função e características específicas, conforme necessidade de cada paciente.

CATEGORIAS:

banners_pagina_ortodontia_1078x300pxbanners_pagina_ortodontia_1078x300px3

Se o seu dentista prescreveu elásticos intra-orais é porque você já superou muitas fases do seu tratamento ortodôntico. Por isso, parabéns por ter chegado até aqui! Ao superar o desafio dos elásticos você estará mais perto de um sorriso perfeito em beleza e função! Boa Sorte! Você é capaz!!

Lembre-se que terminar o tratamento direitinho favorece a estabilidade do resultado do seu tratamento! Aproveite e venha conhecer a Clínica Odontológica Implantomed.