Manchas e perda dos brancos dos dentes

Para sentirem-se bem, independente da posição social, as pessoas precisam estar contentes com a própria imagem. Um fator de beleza determinante e que merece cuidados especiais são os dentes.
Uma das queixas mais comuns que os dentistas escutam dos pacientes no consultório é sobre as manchas e a perda do branco nos dentes.

O que provoca as manchas? 

Alimentos com corante:¬†caf√©, ch√° e refrigerantes √† base de cola est√£o entre os campe√Ķes. Outras causas poss√≠veis s√£o os sucos de fruta (principalmente de uva), vinho tinto, molho de soja e curry.

Tabaco: Libera nicotina, que provoca amarelamento e manchas nos dentes.

Envelhecimento do esmalte: O esmalte, camada externa e dura dos dentes, pode sofrer desgaste com o tempo, ficando mais fino. Isso faz com que a dentina, camada interna do dente e mais amarelada, fique a mostra.

Fluorose:¬†√Č uma altera√ß√£o que ocorre durante a forma√ß√£o dos dentes devido ao excesso de ingest√£o de fl√ļor. A fluorose causa altera√ß√£o da cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranqui√ßada ou exibir pequenas manchas e linhas brancas.

Tetraciclina: O uso de antibióticos pela gestante, principalmente a tetraciclina, em grande quantidade ou longo período de tempo, acarretará em manchas nos primeiros dentes da criança. Se esse antibiótico for administrado na criança logo após o nascimento, poderá resultar em manchas nos dentes permanentes.

Como tratar? 

Profilaxia: A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas dos dentes. Deve ser feita pelo dentista no consultório de 4 em 4 meses. Com esse acompanhamento periódico, o dentista pode examinar todos os problemas bucais, podendo evitá-los.

Microabrasão: O dentista realiza um desgaste superficial do esmalte usando uma pasta dental que contém ácido clorídrico e micropartículas de carbeto de silício, em um gel a base de água.

Resina Composta ou laminados de Porcelana:¬†Recobrimento est√©tico com resinas sobre a face externa dos dentes, podendo ser realizado em uma √ļnica sess√£o. As facetas de porcelana s√£o laminas finas e delicadas, deixando os dentes na cor e formato que o paciente deseja.

Mantenha os seus dentes limpos: isto significa escovação diária e ela deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos.

Fio dental: já reparou como os dentes manchados ficam ainda piores nos cantos? Isto acontece porque a placa, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos, se acumula entre os dentes e na gengiva, manchando-os. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas.

Cremes Dentais: os creme dentais anti-manchas, desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos. Esses cremes dentais anti-manchas devem ser usados apenas nos casos mais graves. Mesmo assim, recomenda-se que sejam usados apenas duas ou três vezes por semana. Sendo sempre melhor consultar seu dentista antes de experimentá-los.

Dicas! 
A goiaba pode ser uma grande aliada da sua boca, pois é rica em vitamina C, fundamental para a formação do colágeno, que uma espécie de cimento do tecido gengival. Além disso, favorece a cicatrização da gengiva. Mas em excesso não adianta: bastam 60 ml diários da vitamina.

Alimentos ricos em fibras, como a maçã e a cenoura, contribuem para a higiene bucal. A mastigação extra exigida para triturar um cereal ou uma fruta como a maçã gera um fluxo salivar maior, o que favorece a auto limpeza da cavidade bucal.

O caf√©, com o tempo, pode deixar os dentes manchados, assim como os ch√°s e os refrigerantes. Quando ingerir bebidas que podem causar manchas, fa√ßa isto em uma ou duas refei√ß√Ķes, em vez de beberic√°-las o dia inteiro. E escove os dentes depois de consumi-las.

Use um canudo ao beber chá gelado, refrigerante ou suco de frutas. Isso reduz a exposição dos seus dentes às bebidas que mancham.

 

Bochechos com √°gua logo ap√≥s a ingest√£o de certos alimentos e bebidas que tenham corantes naturais ou artificiais ajuda a eliminar o excesso de subst√Ęncias capazes de manchar os dentes.

Não deixe de investir na escova e no fio dental para garantir a limpeza completa. Lembre-se apenas de que, depois de ingerir algo ácido e rico em pigmentos Рcomo uma taça de vinho tinto -, o melhor a fazer é esperar cerca de uma hora após a ingestão para realizar a escovação. Dessa forma, evita-se um maior desgaste do esmalte que protege os dentes, já que alimentos ou bebidas ácidas atacam o esmalte.

 

Fonte: Minha Vida

Coment√°rios

Postado em 02/05/2013 - 16:44
Estética