Tratamento Periodontal

Periodontia é uma especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

O que é Doença Periodontal?

A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

Infecção causada por bactérias que afetam os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

A PREVENÇÃO É O MELHOR TRATAMENTO

A qualidade de vida passa pela boca. Conheça o Programa de Prevenção e Revisão Oral.

A forma mais eficaz para estar em harmonia com a saúde é cultivar a prática de manter dentes e gengivas limpas. Assim você pode prevenir cáries, evitar doenças periodontais e combater halitose (mau hálito). Esses cuidados evitam a formação da indesejada placa bacteriana que é uma película pegajosa de bactérias, que se forma sobre as superfícies duras dos dentes e próteses dentárias.

O programa de prevenção e revisão do sorriso quer ajudar a manter sua QUALIDADE DE VIDA E AUTOESTIMA em harmonia com a sua SAÚDE. Para tanto, estamos lhe oferecendo a oportunidade de realizar um CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS que contribuirão pra a prevenção e revisão do seu sorriso.

Procedimentos inclusos no programa

• Consulta de avaliação e diagnóstico geral

• Check up digital de última geração

• Estudo sobre a estética do sorriso e capacidade mastigatória

• Orientações clínicas

• Profilaxia com jato de bicarbonato e ultra som

• Orientação de higiene oral

Como fazer

Agende agora a sua consulta pelo fone: 3202-3656 e reserve um tempo precioso para a sua QUALIDADE DE VIDA.

Um belo sorriso por longo tempo!

Tratamento para a periodontite (doença periodontal):

Tratamento da doença periodontal em estágio inicial: o tratamento consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção de placa bacteriana, de tártaro acumulados nos dentes. Com esse tratamento, a gengiva volta a ter aspecto de normalidade e o sangramento cessa.

Tratamento de doença periodontal estágio avançado (periodontite): nesta fase já houve perda de osso e gengiva ao redor do dente, há presença de sangramento, ligeira mobilidade. O tratamento consiste em diagnosticar, doenças sistêmicas, hábitos e fatores orais. Realizar raspagem periodontal e acompanhar o paciente com visitas periódicas ao dentista.

Tratamento cirúrgico da Doença Periodontal Avançada: Nesta fase é necessária uma cirurgia para abrir a gengiva e realizar a raspagem profunda, em toda a raiz. O paciente recebe prescrição de medicamentos.

A recuperação é lenta, mas com cuidados diários do paciente em relação à higiene oral e com a medicação espera que ocorra ma cicatrização e o fechamento das bolsas para que a doença não retorne.

POSSO SUBSTITUIR MEUS DENTES COM DOENÇA PERIODONTAL AVANÇADA POR IMPLANTES?

Caso, a doença periodontal levou a perda de uma boa parte do osso, ou seja, a perda óssea com mobilidade do dente, deve-se fazer a substituição por implantes e enxertos ósseos ao mesmo tempo, afim de que a doença não avance e cause a perda de todo o osso local.

Cirurgia plástica gengival: Devolve a harmonia do sorriso.

A cirurgia plástica é uma opção para as pessoas que não estão satisfeitas com o seu sorriso e também com o formato e o tamanho de suas gengivas, que influenciam na harmonia de toda a boca.

É um procedimento cirúrgico odontológico que tem como finalidade refazer o contorno da gengiva nos dentes, corrigir retrações gengivais (exposição da raiz), realizar enxertos gengivais, pois ao perder dentes observa-se altura e largura gengival insuficiente. Um bom planejamento é fundamental, por isso, o dentista necessita de modelos de gesso da boca, fotografias dos dentes e radiografias, para avaliar com precisão as mudanças necessárias.

A cirurgia é simples feita com anestesia local e pode ser realizada no consultório.

Doença periodontal: Risco à sua saúde em geral:

As doenças periodontais dificilmente apresentam dor, somente nos casos de processos inflamatórios agudos, como os abcessos periodontais, a gengivite e a periodontite ulcerativa necrosante.

As doenças periodontais podem agravar ou aumentar os riscos de outras doenças, como diabetes, problemas cardíacos, pacientes com baixa imunidade (defesa), etc…
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas dois em cada dez adultos possuem gengivas sadias. Entre os idosos a taxa é de apenas 10%.

O que devo fazer para prevenir a doença periodontal?

O que devo fazer para prevenir a doença periodontal? - Visitar o dentista de 6 em 6 meses; – Dieta balanceada, evitando excesso de açúcares entre as refeições para prevenir cárie. – Trabalhos protéticos como pontes fixas devem ser higienizados com fio dental e passa fio para prevenir doenças no suporte dos dentes; – Higienizar os dentes três vezes ao dia, após as refeições e ao dormir. Utilizar escovas dentárias de boa qualidade. – Trocar suas escovas frequentemente. – Utilizar fio dental e raspadores de língua.

- Visitar o dentista de 6 em 6 meses;
– Trocar suas escovas frequentemente.
– Utilizar fio dental e raspadores de língua.

Doença periodontal e o mau hálito:

A halitose não é uma doença, mas um sintoma de má higiene bucal ou de alguma doença na sua boca, ou algum problema no seu organismo. Cerca de 85% a 90% dos casos de halitose se originam na boca. A doença periodontal avançada ocasiona bolsas periodontais (depósitos de bactérias) localizadas entre o dente e a gengiva, com inflamação e sangramento nos tecidos.

Tal problema, pode causar ao paciente: insegurança, isolamento social, baixa auto-estima, etc… Além disso, estudos comprovam que a presença de saburra lingual, principal causa da halitose, pode agravar e perpetuar a doença periodontal

Na Implantomed, iremos fazer o diagnóstico adequado, para identificar o possível problema, o periodontista irá recomendar o melhor tratamento, caso o foco da halitose esteja na sua boca.

Comentário