Endodontia/
Canal

A endodontia ou o já conhecido tratamento de canal é uma especialidade da odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente.

Quando indicado, o tratamento odontológico endodôntico é importante, porque evita necessidade de extrair o dente e previne infecções, que podem ser perigosas, como a endocardite bacteriana.

Endodontia

A principal causa das doenças da polpa do dente é a cárie, embora existam outras. A progressão da cárie para as regiões mais profundas da estrutura dental agride a polpa, causando assim sua inflamação.

Quando, por este ou outros motivos, ocorre uma inflamação irreversível ou necrose (morte) da polpa, há necessidade de tratamento endodôntico.

O que é Endodontia?

O tratamento endodôntico, conhecido também como tratamento de canal, consiste no esvaziamento, modelagem e obturação do espaço anteriormente ocupado pela polpa dental. Normalmente é realizada a remoção total da polpa (pulpectomia) seguida de limpeza, desinfecção e modelagem das paredes dos canais, e preenchimento do espaço por material não agressivo ao organismo.

Este preenchimento, chamado obturação, é o selamento hermético da cavidade pulpar, que funciona como uma barreira ao retorno da contaminação e infecção.

Para a realização dos procedimentos, dispomos de uma série de instrumentos específicos, manuais e mecanizados, aparelhos modernos, medicamentos para limpeza e desinfecção, materiais de preenchimento desenvolvidos especificamente para esse fim, que facilitam e possibilitam o sucesso do tratamento.

Após o término do tratamento, o dente é restaurado, recuperando, assim, sua forma e funções normais.

Canal

O tratamento de canal, ao contrário da crença popular, é indolor. Quando a morte da polpa já ocorreu, ela obviamente não dói. Quando a polpa está irreversivelmente inflamada, porém viva, a anestesia local garante com eficácia um tratamento sem dor.

A dor só ocorre justamente quando não é realizado nenhum tratamento, pois a inflamação provoca edema (inchaço) que comprime as terminações nervosas.

As conseqüências do não tratamento podem variar bastante. Podem ocorrer desde infecções de baixa intensidade e longa duração evoluindo para lesões na região do ápice da raiz, até infecções de alta intensidade, dor aguda, com evolução rápida para abscessos (acúmulo de pus).

Em busca de um atendimento sênior?
Ligue!

Implantomed nas redes sociais

Em busca de um atendimento sênior?
Ligue!

Implantomed nas redes sociais