Tratamento Periodontal
Periodontia é a ciência, no tratamento odontológico, que estuda e trata as doenças gengivais. Doenças periodontais, incluindo a gengivite e periodontite, são doenças sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. É uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cimento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.
O que é Doença Periodontal?
Infecção causada por bactérias que afetam os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.
O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc..
A prevenção é o melhor tratamento
A forma mais eficaz para estar em harmonia com a saúde é cultivar a prática de manter dentes e gengivas limpas. Assim você pode prevenir cáries, evitar doenças periodontais e combater halitose (mau hálito).
Esses cuidados evitam a formação da indesejada placa bacteriana que é uma película pegajosa de bactérias, que se forma sobre as superfícies duras dos dentes e próteses dentárias.
O programa de prevenção e revisão do sorriso quer ajudar a manter sua QUALIDADE DE VIDA E AUTOESTIMA em harmonia com a sua SAÚDE. Para tanto, estamos lhe oferecendo a oportunidade de realizar um CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS que contribuirão pra a prevenção e revisão do seu sorriso.
Procedimentos inclusos no programa
- Consulta de avaliação e diagnóstico geral
- Check up digital de última geração
- Estudo sobre a estética do sorriso e capacidade mastigatória
- Orientações clínicas
- Profilaxia com jato de bicarbonato e ultra som
- Orientação de higiene oral
Tratamento para a periodontite (doença periodontal):
Tratamento da doença periodontal em estágio inicial: o tratamento consiste em uma limpeza profissional com raspagem e remoção de placa bacteriana, de tártaro acumulados nos dentes. Com esse tratamento, a gengiva volta a ter aspecto de normalidade e o sangramento cessa.
Tratamento de doença periodontal estágio avançado (periodontite): nesta fase já houve perda de osso e gengiva ao redor do dente, há presença de sangramento, ligeira mobilidade. O tratamento consiste em diagnosticar, doenças sistêmicas, hábitos e fatores orais. Realizar raspagem periodontal e acompanhar o paciente com visitas periódicas ao dentista.
Tratamento cirúrgico da Doença Periodontal Avançada: Nesta fase é necessária uma cirurgia para abrir a gengiva e realizar a raspagem profunda, em toda a raiz. O paciente recebe prescrição de medicamentos.
A recuperação é lenta, mas com cuidados diários do paciente em relação à higiene oral e com a medicação espera que ocorra ma cicatrização e o fechamento das bolsas para que a doença não retorne.
Posso substituir meus dentes com doença periodontal avançada por implantes dentários?
Cirurgia plástica gengival: Devolve a harmonia do sorriso.
A cirurgia plástica é uma opção para as pessoas que não estão satisfeitas com o seu sorriso e também com o formato e o tamanho de suas gengivas, que influenciam na harmonia de toda a boca.
É um procedimento cirúrgico odontológico que tem como finalidade refazer o contorno da gengiva nos dentes, corrigir retrações gengivais (exposição da raiz), realizar enxertos gengivais, pois ao perder dentes observa-se altura e largura gengival insuficiente. Um bom planejamento é fundamental, por isso, o dentista necessita de modelos de gesso da boca, fotografias dos dentes e radiografias, para avaliar com precisão as mudanças necessárias.
A cirurgia é simples feita com anestesia local e pode ser realizada no consultório.
Doença periodontal: Risco à sua saúde em geral:
As doenças periodontais dificilmente apresentam dor, somente nos casos de processos inflamatórios agudos, como os abcessos periodontais, a gengivite e a periodontite ulcerativa necrosante.
As doenças periodontais podem agravar ou aumentar os riscos de outras doenças, como diabetes, problemas cardíacos, pacientes com baixa imunidade (defesa), etc…
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas dois em cada dez adultos possuem gengivas sadias. Entre os idosos a taxa é de apenas 10%.
O que devo fazer para prevenir a doença periodontal?
- Visitar o dentista de 6 em 6 meses;
- Dieta balanceada, evitando excesso de açúcares entre as refeições para prevenir cárie.
- Trabalhos protéticos como pontes fixas devem ser higienizados com fio dental e passa fio para prevenir doenças no suporte dos dentes;
- Higienizar os dentes três vezes ao dia, após as refeições e ao dormir. Utilizar escovas dentárias de boa qualidade.
- Trocar suas escovas frequentemente.
- Utilizar fio dental e raspadores de língua.
Doença periodontal e o mau hálito:
A halitose não é uma doença, mas um sintoma de má higiene bucal ou de alguma doença na sua boca, ou algum problema no seu organismo. Cerca de 85% a 90% dos casos de halitose se originam na boca. A doença periodontal avançada ocasiona bolsas periodontais (depósitos de bactérias) localizadas entre o dente e a gengiva, com inflamação e sangramento nos tecidos.
Tal problema, pode causar ao paciente: insegurança, isolamento social, baixa auto-estima, etc… Além disso, estudos comprovam que a presença de saburra lingual, principal causa da halitose, pode agravar e perpetuar a doença periodontal.
Na Implantomed, iremos fazer o diagnóstico adequado, para identificar o possível problema, o periodontista irá recomendar o melhor tratamento, caso o foco da halitose esteja na sua boca.