Bleachorexia é quando o paciente desenvolve uma obsessão por dentes brancos. A fixação é tamanha que o paciente busca constantemente novas técnicas para obter dentes cada vez mais e mais brancos. Para esta condição, os profissionais de odontologia têm um novo diagnóstico, é chamado Bleachorexia. Este termo é usado para descrever e obsessão viciante com clarear os dentes, a tal ponto que ela afeta a saúde bucal de uma pessoa.
Quando o paciente quer branquear os dentes a todo custo, escovando constantemente e usando produtos clareadores, o dentista precisa intervir, caso contrário, todo o esmalte do dente pode ser destruído. A maioria dos clareadores podem irritar gengivas e deixar os dentes sensíveis e quebradiços. Além disso, curiosamente, pode acarretar em efeito inverso, deixando os dentes com uma aparência mais escura, para não mencionar que pode causar danos irreversíveis. Uma vez que o esmalte tenha sido corroído quimicamente ele não mais pode ser restaurado.
A qualquer sinal da doença, procure ajuda. Se você tiver ‘Bleachorexia’ você precisa definir algumas expectativas mais realistas sobre clareamento dos dentes. Talvez você sempre quis um lindo sorriso branco, mas, qualquer que seja a sua razão é preciso ter cautela. Mesmo sabendo que os tratamentos para clareamento são temporários e duram alguns meses, é preciso esperar antes de fazer novo tratamento. É natural que os dentes tenham manchas ou fiquem mais escuros, dentes ficam manchados ao longo do tempo e do consumo de determinados alimentos e bebidas, café, refrigerantes, o consumo de tabaco, até mesmo de certos medicamentos.
O paciente pode optar por fazer tratamento para clareamento dentário, no consultório, com acompanhamento do dentista, ou ainda pode optar por fazer o tratamento em casa.
Permite que o paciente faça o tratamento em casa. Em cerca de 30 a 60 minutos por dia, o paciente consegue obter resultados excelentes, basta aplicar um gel com uma moldeira nos dentes.
Atenção! Optar por fazer o tratamento em casa não significa que um profissional não deva a acompanhar o processo.
Combinando um Laser com o gel clareador e em apenas uma aplicação o paciente tem seus dentes brancos e um novo sorriso. Neste tratamento, o dentista expõe os dentes a um tipo de luz que fornece uma fonte de calor que acelera a reação química do peróxido de oxigênio, componente do gel, produto responsável pelo clareamento. A desvantagem é que o resultado é menos duradouro.
Antes do processo iniciar o dentista faz uma avaliação da cor dos dentes e realiza um limpeza profissional, certificando-se que todo o tártaro e manchas superficiais sejam removidas.
O melhor e mais eficaz resultado é através do tratamento que combina o clareamento caseiro e o tratamento profissional a laser feito no consultório. A harmonia entre os dois tratamentos também resulta na maior durabilidade do clareamento. A explicação é simples: a diferença na duração acontece por causa da profundidade de clareamento, neste caso, é o gel clareador que faz uma microlimpeza nos dentes e essa limpeza aumenta conforme o tempo de exposição ao agente limpador.
Se o tratamento for além deste recomendado pelos dentistas, os resultados não serão bons. Se submetidos a muitos produtos, os dentes perdem o esmalte natural e ficam muito sensíveis, a partir daí ficam frágeis e quebradiços. Qualquer tratamento que promete clarear os dentes não pode ser feito sem acompanhamento profissional, por mais que não pareça, os dentes são sensíveis e delicados, precisam de muitos cuidados.
Nos EUA, cerca de um por cento das pessoas sofrem de doenças mentais classificadas como transtorno dismórfico corporal (TDC). A condição é marcada por um indivíduo ser obsessivo sobre sua imagem corporal e não ser capaz de ver claramente o que os outros vêem em relação à sua aparência. A doença manifesta-se de várias formas, incluindo em distúrbios como bulimia ou anorexia.
Infelizmente, para os que sofrem com a condição de não medir claramente sua aparência e tornam-se obcecados com a odontologia cosmética, o clareamento feito de forma abusiva aumenta as chances de desenvolver problemas dentários.
O termo ‘Bleachorexia’ é usado para indicar a gravidade do vício, no caso dos “viciados em branqueamento” que se submetem a inúmeros tratamentos e se expõe a diferentes tipos de produtos disponíveis em farmácias e até mesmo supermercados.
Comunmente a mídia evidencia imagens de celebridades que caracterizam sorrisos lindos. Nas ruas outdoors com pessoas bonitas e dentes muito brancos, mexem com o imaginário e pode despertar o interesse pela odontologia estética, incluindo branqueamento de dentes, ligação dental ou facetas dentárias, a fim de obter um bonito sorriso.
No entanto, aqueles que sofrem de transtorno dismórfico corporal não percebem as mudanças que os tratamentos promovem, eles ficam aficionados com as imperfeições de seu sorriso, que muitas vezes nem são percebidas, e vão sempre em busca de novos tratamentos que possam lhe proporcionar a imagem projetada em sua imaginação.
Neste caso, se o dentista orientou a não fazer nenhum outro procedimento, recusou-se a fornecer produtos indicados para clareamento, pode ser hora de procurar o conselho profissional dentro da indústria médica. As causas podem ser desencadeada por uma série de fatores que vão de biológico, psicológico ou ambiental. Uma visita a um clínico geral e um diálogo aberto pode ajudar a identificar a raiz do problema e ajudar um indivíduo aflito encontrar o tipo certo de médico para tratar da condição.
A negação do problema é apenas um sintoma de ‘Bleachorexia’, mas demasiados clareamentos de dentes podem causar grandes problemas dentários. Qualquer procedimento feito sem acompanhamento profissional não é indicado e pode trazer efeitos desastrosos.
Os produtos químicos usados no processo de branqueamento dentário são extremamente fortes, o abuso do tratamento dental pode causar erosão dentária permanente ao esmalte dental. Ingredientes usados em tratamentos dentários liberam radicais livres que podem destruir bactérias orais saudáveis e desfazer o esmalte mais poroso, resultando em efeitos colaterais irreversíveis. Isso inclui a alta sensibilidade dos dentes, e forte amarelamento, além de cáries nos dentes.
Antes de qualquer procedimento de clareamento dos dentes, os indivíduos são incentivados a garantir que a sua saúde dental está no caminho certo.