Tratamento Ortodôntico
O tratamento ortodôntico (aparelhos dentários) além de restabelecer a oclusão dentária, fundamental para a correta mastigação, tem a função de fazer com que os dentes se tornem ainda mais alinhado.

O que é Ortodontia?
A Ortodontia é um ramo especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. No passado, o tratamento ortodôntico estava associado às crianças, porém hoje, não existe idade máxima. Os adultos também podem beneficiar-se das soluções ortodônticas para correção de diversos problemas como: dentes tortos ou mal posicionado, mordidas cruzadas, doenças nas articulações temporomandibular (ATM).
Conheça a nova tecnologia com aparelhos estéticos invisível e auto-ligado. Essa nova tecnologia no tratamento ortodôntico não exige que o paciente compareça a clinica com frequência mensal para a manutenção.
Para que serve o tratamento ortodôntico?
A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).
Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contra indicar o tratamento (problemas periodontais).
Contribuir para a qualidade de vida das pessoas é o que norteia as ações da Implantomed.
Existe muito desconforto no tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico, no início, causa certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho dentário. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista.
Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que este siga todas as instruções dadas, principalmente quanto ao aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas ou mesmo cáries dentárias.
Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento ortodôntico.
Tipos de Aparelhos ortodônticos
Aparelho dental fixo
São diversos tipos de aparelhos . Cada modelo tem uma finalidade.
- São: aparelho fixo metálico;
- Fixo estético ( basquete sem metal );
- Aparelho autorizado;
- Aparelho lingual.

Aparelho dentário auto-ligável:
Composto por bráquetes que não necessitam de elásticos para que o arco fique preso. Tem sua principal indicação, para pacientes que tem pouco tempo para vir ao consultório, diminui indo as consultas de manutenção

Aparelhos ortodônticos removíveis:
Os alinhadores transparentes , chamados " invisíveis " são um dos modelos mais modernos pois são planejados com ajuda software específicos. Não exige que o paciente vá ao consultório com frequência.


Implantomed Odontologia
É uma das áreas de especialidade da Clínica Implantomed, focada na seleção de aparelhos ortodônticos de alta-performance e uso de técnicas avançadas para a correção, alinhamento, ajustes oclusal e melhoria da capacidade mastigatória. Cada categoria de aparelhos apresentados possui função e características específicas, conforme necessidade de cada paciente. Conheça as categorias de aparelhos:
SAFIRA – Aparelho ortodôntico estético com brackets de SAFIRA (mais imperceptível).
Safira é o nome usado para identificar a porcelana monocristalina que é mais densa, resistente e translucida que a porcelana policristalina usada na fabricação dos brackets chamados de porcelana.
Vantagens:
- Brackets mais resistentes a quebra e deslocamento;
- Não requer o uso de liguinhas elásticas para segurar o fio;
- Requer menos força para a movimentação;
- Mais translucidez;
- Brackets menores e mais finos;
- Manutenções mensais.


DIAMANTE – Aparelho ortodôntico com brackets em PORCELANA.
Vantagens:
- Material bastante resistente;
- Não requer o uso de liguinhas elásticas para segurar o fio;
- Menos acúmulo de placa bacteriana;
- Possui menos atrito gerando mais conforto;
- Proporciona ótimos resultados em tempo menor de tratamento;
- Custo médio;
- Manutenções bimestrais.
GOLD – Aparelho Ortodôntico com brackets em POLICARBONATO (Resina)..
Vantagens:
- Liguinhas elásticas coloridas;
- Proporciona ótimos resultados em tempo menor de tratamento;
- Custo benefício baixo;
- Manutenções mensais.


PLATINUM – Aparelho ortodôntico fixo AUTOLIGADO METÁLICO
Vantagens:
- Requer o uso de liguinhas elásticas para segurar o fio;
- Acumula menos placa bacteriana;
- Possui menos atrito gerando mais conforto;
- Proporciona ótimos resultados em tempo menor de tratamento;
- Manutenções bimestrais.
BASIC – Aparelho ortodôntico fixo comum METÁLICO
Vantagens:
- É o mais comum, composto pelos tradicionais braquetes de metal;
- Este dispositivo usa elásticos que podem ser confeccionados em diferentes cores;
- Baixo custo do aparelho e na manutenção.
