Estima-se que 80% das pessoas têm medo de ir ao dentista.
A sedação consciente constitui-se em um efetivo método de controle da ansiedade, por produzir depressão mínima do nível de consciência do paciente, não afetando a sua capacidade de respirar (não necessita de um respirador artificial e nem do ambiente hospitalar).
Comumente pode ser efetuada de 3 formas:
O uso de medicamentos benzodiazepínicos ( comprimidos) por via oral apresenta uma ampla margem de segurança clínica, rápido início de ação , pequena incidência de reações adversas, facilidade de administração e baixo custo. É muito utilizado para extrações dentárias, cirurgias gengivais e implantes dentários.
Por outro lado, quando deseja-se um melhor controle de tempo ou em pacientes que necessitam de cuidados especiais, a sedação pode ser realizada por via endovenosa ( veia) , acompanhada sempre de um médico anestesista, enquanto o procedimento é realizado pelo dentista.
Muitos convênios médicos já estão autorizando cirurgias odontológicas em ambientes hospitalares. Na Implantomed verificamos sempre que possível essas autorizações.
A técnica de sedação consciente é indicada principalmente para facilitar o tratamento de pacientes ansiosos e com fobias de realizar procedimentos cirúrgicos ( instalação de implantes dentários,enxertos ósseos,extrações dentárias e pessoas que seja por qualquer motivo tem medo de tratar e pacientes com deficiências).
Vale lembrar que a sedação consciente não é o mesmo que anestesia geral. Na sedação endovenosa o médico anestesista irá comparecer a clínica odontológica e irá aplicar um medicamento na veia do paciente, que irá induzir o paciente a dormir e por consequência o paciente não terá que presenciar o tratamento odontológico.
Passo a passo para sedação consciente:
O paciente deve ser avaliado dr acordo com o Sistema de classificação do estado físico proposto pela Associação Americana de Anestesiologista(ASA) como ASA II. Os pacientes como ASA I ( pacientes saudáveis normal) ou pacientes ASA II ( pacientes com com uma doença sistêmica leve) podem ser considerados candidatos para sedação ambulatorial. Pacientes ada III e IV ( possuem doenças sistêmicas mais graves) representam problemas especiais e requerem uma consideração individual, devendo serem tratados em ambiente hospitalar, envolvendo assistência médica.
Veja o vídeo com o médico anestesista da Implantomed!!
Aproveite agora e marque uma avaliação, para que possamos ajuda-lo a perder o seu medo de Dentista.