Adere ao osso pelo processo de osseointegracão entre osso e a superfície de titânio. O investimento em pesquisas e tecnologias na fabricação de implantes dentários tem sido o diferencial de empresas que buscam oferecer cada vez mais materiais com o alto padrão de qualidade e segurança.
O índice de sucesso dos tratamentos com implantes dentários é elevado acima 95%. As principais contra indicações são: a colocação de implantes dentários em crianças da fase final de crescimento, pessoas com problemas cardíacos de alto risco, diabetes não controlada, usuários de medicação com bifosfonato.
Existem algumas considerações e cuidados nos exames clínicos e radiográficos que irão decidir a instalação ou não dos implantes dentários. A não observação dessas contraindicações eleva o motivo de perda dos implantes. A perda do implante dentário pode ocorrer imediatamente após o processo cirúrgico ou após um tempo no decorrer do uso das próteses sobre o implante dentário.
Outras causas podem levar a perda de implantes dentários, tais como:
- Trauma oclusal: Os desgastes dos dentes naturais são diferentes dos dentes da prótese sobre implante, com isso o implante dentário poderá receber mais carga na mastigação , ocorrendo trauma. Este problema pode ser agravado se o paciente tiver hábitos de ranger ou apertar os Porém, tudo isso poderá ser evitado e atenuado quando realizado um planejamento protético adequado.
- Falta de higiene oral: Os implantes dentários estão conectados a prótese e necessitam de uma boa higiene oral. Caso isso não ocorra, pode iniciar um processo inflamatório ao redor implante levando a um quadro de perda óssea, com possibilidade de perca do implante dentário.
- Falha na execução e planejamento do tratamento com implantes dentários: quando ocorre um erro na posição, tamanho e números desfavorável ou com pouca estrutura óssea, acarretará numa maior possibilidade de perca do implante dentário.
- Implante dentário incorreto: o paciente pode não possuir estrutura óssea para sustentar o implante, o que exige a realização de um enxerto ósseo antes do procedimento, com possibilidade do implante ficar com tamanho inadequado.
- Doenças periodontais (gengival): podem causar infecções e perda óssea. Por isso, antes da instalação de um implante dentário, caso necessite, o paciente deverá realizar uma profilaxia bucal.
- Tabagismo: uso frequente , uma ou mais carteira de cigarro por dia, pode elevar a possibilidade de perda do implante dentário. Caso seja constatada a perda do implante dentário, o mesmo deve ser removido. Sendo assim o profissional, implantodontista, deverá solicitar novas radiografias após 3 meses, para avaliar a possibilidade de uma nova recolocação do implante dentário. Essa análise deverá ser criteriosa. Na maioria das vezes, é possível recolocar um novo implante dentário.
Dicas para evitar complicações com os implantes dentários:
Escove os dentes regularmente. Use o fio dental ou passa fio e escova interdental (no caso de prótese fixa). Se perceber qualquer mobilidade na prótese procure imediatamente um profissional dentista. Se identificar desconforto ou sangramento gengival na região onde está instalado o implante dentário não force com a escova, comunique ao seu dentista. Prevenir com visitas periódicas ao dentista é meio mais seguro de evitar perca dos implantes dentários. Então, o que achou dessa dica? Comente abaixo e, se precisar estamos a sua disposição.