A gengiva é o tecido que fica ao redor do dente e osso da boca, tendo como função proteger, nutrir e sustentar os dentes, além de ajudar na fonética. Uma gengiva saudável NÃO DOE e tem como característica: cor rosada, aspecto casca de laranja e consistência firme , sem sangramento com facilidade.
O primeiro estágio da doença periodontal é a GENGIVITE , que se caracteriza como inflamação da gengiva causado pela placa bacteriana.Você consegue notar com facilidade : gengiva doe, fica mais vermelha e sangra com facilidade ao escovar e usar o fio dental. A gengivite pode , ainda, ser uma manifestação associada a enfermidades , como herpes labial, diabetes, epilepsia, aids leucemia, hipovitaminose, ou ser provocada por reação alérgica.
Caso não procure o dentista, essa doença vai evoluir para PERIODONTITE e a doença periodontal , comprometendo a estrutura óssea (perda óssea) e consequentemente podendo levar perda do dente. A placa bacteriana acumulada por muito tempo em contato com sais minerais da saliva endurece e dá origem ao tártaro dental (cor escura). Este já não pode ser removido pela escovação , e só a atuação do dentista para diminuir o dano e evitar perda dental. Lembrando que uma vez havendo perda óssea ao redor do dente por acumulo de placa o paciente pode relatar sensibilidade dentária , devido a exposição da raiz dental.
Como prevenir? – Escovar os dentes 3 a 4 vezes ao dia. – Aprimorar técnica de escovação.-Utilizar fio dental sempre antes da escovação dental. -Trocar escova de dente a cada 2 meses . -Evite alimentos e bebidas doces. – Evite fumar , o cigarro é um veneno para os dentes e gengiva. – É fundamental procurar o dentista para fazer CHECK UP a cada 6 meses para que ele verifique a quantidade de placa bacteriana na sua boca e trate eventuais problemas antes que a situação se agrave . Você deverá conversar com seu dentista o quanto antes, caso perceba quaisquer sinais de gengivite, como presença de sangue ao escovar os dentes e ajudando a eliminar as bactérias.
Curiosidade: Estudos mostram que a gengivite e periodontite também estão relacionadas com fator genético. Por isso, atenção aos cuidados com higiene bucal. Sinais: Sangramento gengival ao escovar e usar fio dental. Dor local. Sensibilidade dentinária. Coloração da gengiva avermelhada ou estado avançado roxa. Secreção purulenta e halitose.
COMO É O TRATAMENTO? O dentista irá realizar raspagem gengival com instrumentais , utilizar ultrasom, jato de bicarbonato e / ou pasta profiláctica com escovação e depois polimento dental. Instruir a melhor técnica de escovação. escolha de produtos de higiene bucal adequado e reagendar para acompanhar a melhora do quadro clínico. Pode ser necessário administrar medicação via oral.
CONSEQUÊNCIAS DA DOENÇA :
Mau hálito : com a falta de higiene bucal , a placa bacteriana acumula nos dentes, gengiva e língua. Além de irritar e inflamar toda a região bucal , também pode aumentar a produção de odores desagradáveis que são expelidos por esses micro-organismos instalados na boca.
Endocardite bacteriana: é uma infecção que afeta diretamente o coração. Uma gengivite pode fazer com que as bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinja válvulas ou tecidos causando danos ao revestimento do coração. Dentes alongados, aumento da sensibilidade, formação de bolsas nas gengivas , amolecimento dos dentes, dores e alteração do paladar. Pneumonia: Em indivíduos com imunidades comprometidas , as bactérias da doença periodontal podem ir se alojar para os pulmões e favorecer o acumulo de pus. Gastrite : a bactéria que causa gastrite, a Hpylori, não raro se instala na boca e, quando acha condições vai para o estomago. Sinusite: A conexão entre a boca e nariz facilita a entrada de bactérias e micro organismos . As bactérias da boca tem passagem para o seio maxilar que podem irritar a mucosa. Artrite: As substâncias de ação inflamatórias que surgem na periodontite chegam a desencadear ou agravar o inchaço e dor nas juntas.
Parto prematuro: moléculas inflamatórias liberadas na boca caem no sangue e podem induzir a saída precoce do bebê.
FIQUE LONGE DESSES PROBLEMAS!